| HOME | | SOBRE | | FOTOGRAFIA | | FILMES | | LIVROS |

19/08/2017

[Resenha] Na Minha Pele | Thaylon Cardoso

Oi, sou o Thaylon!
Tudo bom com vocês? 
Olha o babado, resenha do livro que mais sonhei em ler nesse ano. Obrigado mais uma vez a minha professora Luzia que me cedeu o livro, te amo muito mulher maravilhosa 

Na Minha Pele "Movido pelo desejo de viver num mundo em que a pluralidade cultural, racial, étnica e social seja vista como um valor positivo, e não uma ameaça, Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação. Ainda que não seja uma biografia, em "Na minha pele" Lázaro compartilha episódios íntimos de sua vida e também suas dúvidas, descobertas e conquistas. Ao rejeitar qualquer tipo de segregação ou radicalismos, Lázaro nos fala da importância do diálogo. Não se pode abraçar a diferença pela diferença, mas lutar pela sua aceitação num mundo ainda tão cheio de preconceitos. Um livro sincero e revelador, que propõe uma mudança de conduta e nos convoca a ser mais vigilantes e atentos ao outro. "

Deixo aqui registrado o meu imenso amor por essa leitura, como falamos aqui em Salvador esse livro brocou! Muito bem escrito e cheio de coisas de se emocionar e que ajudam a refletir. Esta super de parabéns.

Chorei do início ao fim de muitos páginas, é louco como eu realmente consegui me colocar na pele de Lázaro, bem mais velho que eu, já viveu coisas que sempre tive medo de passar. Tenho um medo gigantesco de me bater com o racismo, não sei como vou me comportar diante desse ato tão triste. Acho que poucos aqui sabem que já tive problemas enormes de autoestima, gravei um vídeo contanto como foi passa por esse período triste em minha vida (não viu? Vem conferir clica aqui.)


Nasci no dia 12/06/1999 e um tempo depois a mãe do Lázaro se foi, fica aqui os meus sentimentos. Sei que onde ela ta não existe essa coisa de briga e desordem o tempo inteiro.

Um outro ponto que me deixou muito pensativo foi o da representatividade! Contei até minha posição sobre nas minhas histórias do Instagram (@thayloncardoso), fiquei tanto tempo buscando loucamente a tal representatividade na mídia, que quando ela chegou acabei não vendo. As minhas irmãs costumavam assistir 'doutora brinquedos' olha isso cara, negro pode sim ser doutor, tiraram o negro que antigamente fazia o papel do empregado ou melhor amigo do personagem principal como é citado no livro e colocaram em destaque total. Isso mostra as crianças negras que sim, podemos chegar onde nós quisermos:  médico, engenheiro, astronauta, jornalista ou o que seja todos nós podemos ser, nem o céu é o limite!

Confesso que foi uma leitura meio confusa e um pouco difícil, como falei pra vocês na resenha do livro 'Meu Nome É Amanda' prefiro uma escrita menos informal, com palavras que são usadas no nosso cotidiano, uma coisa mais descontraída, acho mais legal! Não se preocupem não é em todo livro que aparecem palavras 'difíceis', são em apenas algumas partes mas dá para ler super de boa.

Uma outra coisa que achei muito legal foi que no final de algumas folhas tem um resumo sobre uma coisa que foi citada no texto para as pessoas conseguirem entender melhor do que ele está falando. 

VISIBILIDADE PARA AS PRETAS! Ele me deixou muito feliz, deu um super espaço para falar do canal Muro Pequeno, e falou do empoderamento que está rolando com os vídeos no Youtube.  

Só costumo fazer resenha aqui de livros que realmente gostei. Assim que o Na Minha Pele foi lançado eu já fiquei muito louco e super afim de ler pois não tem nada melhor que conhecer um pouco mais da sua cultura!

Espero muito que tenham gostado, um super beijo e super indico esse livro para a lista de leitura de todos vocês. 


SEGUE NAS OUTRAS REDES QUE ESTOU SEMPRE POR LÁ com fotos e conteúdo legal =D
INSTAGRAM | PÁGINA | YouTube | SNAP: GAROTO_P | PERFIL PESSOAL | PINTEREST

2 comentários:

  1. Ameei a resenha!! Esse livro já me fez refletir sobre várias coisas.. Tô louca pra terminar de ler!! Representatividade importa!!! Beijos Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom?
      Que bom que gostou do meu post, provavelmente já terminou de ler ele né? Sentiu a mesma sensação que eu?

      Excluir